A gestão dos direitos de acesso nas empresas pode ser muito trabalhosa. Especialmente quando estão a ser utilizados vários produtos Microsoft para os quais são necessárias CALs (licenças de acesso), a gestão de licenças pode tornar-se rapidamente muito complexa e morosa. Cada funcionário ou dispositivo final necessita de uma CAL (Licença de Acesso de Cliente) adequada para poder aceder a um servidor Microsoft. Esta licença de acesso pode ser adquirida individualmente – ou pode poupar tempo e dinheiro e utilizar os chamados conjuntos de CAL.
O que é um CAL Suite?
Um CAL Suite agrupa todas as licenças de acesso importantes num único pacote. O pacote de software consiste, portanto, numa licença para um utilizador ou dispositivo que contém os direitos de acesso a vários serviços Microsoft. Esta pode ser uma opção prática e económica, especialmente para empresas que utilizam vários produtos de servidor Microsoft. Isto deve-se ao facto de as CAL Suites simplificarem o licenciamento e, em comparação com as compras individuais, poderem também resultar em poupanças de preço significativas.
Poupe mais de 50
As CAL Suites podem valer a pena a partir de apenas duas licenças de servidor. Um exemplo: Uma empresa que utiliza servidores clássicos como o Windows Server 2019 e o Exchange Server 2019 poupa mais de metade. O Core CAL Suite 2019 custa atualmente apenas 24,50 euros. As CAL de utilizador adquiridas individualmente custam atualmente cerca de 56 euros (36 euros para a CAL de utilizador do Exchange Server 2019 e 19,90 euros para a CAL de utilizador do Windows Server 2019).