O SQL Server 2022 Standard pode ser licenciado de duas formas – com uma combinação de licenças de servidor e de acesso (CALs) ou com base no núcleo com licenças de núcleo. Parece mais complicado do que é:
Licenciamento com licenças de servidor e de acesso (CALs)
- É necessária uma licença de servidor para cada (!) servidor – físico ou virtual – no qual o SQL 2022 Standard está a ser executado.
Além disso, necessita de uma User CAL ou Device CAL para cada utilizador ou dispositivo com acesso ao SQL Server 2022. - Lembre-se que as licenças de acesso (CALs) estão associadas a uma versão. Por conseguinte, não lhe é permitido aceder ao SQL Server 2022 com uma CAL de 2017. O inverso – ou seja, para baixo – é possível. Com uma CAL 2022, pode aceder ao SQL 2017.
Licenciamento com licenças de base
- Cada núcleo de processador físico ou virtual (núcleo) deve ser licenciado – pelo menos 4 núcleos.
- As instâncias virtuais com licenciamento principal requerem Software Assurance (SA) ou Subscrição activa.
- Não são necessárias quaisquer licenças de acesso, ou seja, nem CALs de utilizador nem de dispositivo. Isto significa que quaisquer utilizadores e dispositivos finais podem aceder ao SQL Server 2022.
O modelo mais adequado para si depende em grande medida do número de utilizadores ou dispositivos finais que acedem ao servidor SQL.
Tem alguma pergunta? Teremos todo o gosto em ajudá-lo. Contacte-nos – por correio electrónico ou pelo telefone 0231 / 9999 1000.